domingo, 7 de junho de 2015

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS (HERPES)

                                                                   HERPES                         
O QUE É?


O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex vírus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado.
A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.
Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.

COMO SE TRANSMITE?

Beijo

É uma forma de contágio fácil, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida aparente, pode ser portadora do vírus, o que é suficiente para infectar o outro, mas não significa que a doença irá se manifestar.

Copo

Beber água no mesmo copo de uma pessoa portadora do vírus também facilita o contágio. A pessoa também pode se contaminar apenas estando em um ambiente onde há alguém com o vírus.

Sol

A radiação dos raios ultra-violeta (UVA e UVB) agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo e reduzindo a proteção imunológica. Estresse, fadiga, cigarro, bebida alcólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Para identificar uma possível manifestação do vírus da herpes e travar sua manifestação, reconheça os sintomas iniciais anteriores à erupção da pele:

  • formigamento,
  • desconforto
  • coceira
  • dor
Estes sintomas citados podem surgir em várias horas até 2 a 3 dias antes do surgimento das bolhas ou vesículas próprias da manifestação cutânea do vírus da herpes.
As bolhas são circundadas por uma borda avermelhada podem ocorrer em qualquer local da pele ou das membranas mucosas, mas ocorrem mais freqüentemente no interior e em torno da boca, nos lábios e nos órgãos genitais.

PREVENÇÃO?
- Evite o contacto directo se alguém estiver com uma infecção por herpes activa;
- Não compartilhe copos e utensílios de cozinha;
- Durma por pelo menos 8h;
- Tenha uma dieta saudável;
- Evite os factores que desencadeiam a activação.

Informo também que, não existe só a herpes bucal , existe também a herpes no abdómen e também a herpes genital, localizada nos orgãos genitais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi citado que além da herpes na boca, olhos e orgao ginitais , existe tbemmm a herpes no abdomem. Essa herpes pode ser lombal tbemm??? obrigada!

Marco Reis disse...

Pode ser em qualquer lugar. Mais frequentemente nos lugares q pusemos ali! Obrigado por visitar o Blog!
Pesquisei e não encontrei muitas informações sobre herpes lombal. Mas creio que realmente exista.
Os dois tipos de Herpes mais conhecidos são os Bucais e os Genitais

Anônimo disse...

o que que tem detro dessas bolhas o que sai dela , quando ela se estouram.

Marco Reis disse...

Sai um liquido secrecional causado pelo vírus. Está presente nesse líquido o vírus da herpes.