domingo, 7 de junho de 2015

Exercícios

1) Terapia Gênica. Como funciona? Explique.
2) O que são doenças infecciosas? Explique.
3) Infecção e doença. Diferencie.
4) Por que doenças infecciosas podem ser contagiosas?
5) Discuta a importância dos vírus.
6) Descrever a reprodução viral do bacteriófago e do vírus da gripe.

1- Terapia gênica consiste no uso de vírus modificados com DNA benéfico no controle ou na cura de doenças. Os vírus serviriam de "carregadores" desse DNA. A medicina utiliza a característica viral das proteínas ligantes e da capacidade destes microorganismos de entrarem nas células, junto com o DNA recombinante. Os vetores virais (vírus carregadores) mais comuns são os adenovírus, pois esses vírus são comuns e quase toda população possui anticorpos contra eles. O princípio da produção de vetores virais para terapia gênica consiste em remover os genes envolvidos nos mecanismos patogênicos e de proliferação.

2- Doenças infecciosas são doenças que invadem o corpo e lá se proliferam. Elas dependem do agente patogênico que elas trazem para causar enfermidades ou não. Doenças causadas por agentes biológicos.

3- Infecção é o resultado da colonização de um organismo no corpo de outrem, utilizando recursos desse corpo para se desenvolver. Doenças são enfermidades que atingem de maneira crônica alguma parte do corpo.

4- Doenças infecciosas podem ser contagiosas, pois algumas delas são transmissíveis, direta ou indiretamente.

5- Os vírus são extremamente importantes para a cadeia alimentar e a manutenção dos ecossistemas, além de estudos afirmarem que possam ser utilizados em meios médicos. Os vírus são "organismos" importantes para a humanidade.

6-

Bacteriófago:

Lisogênico --> O fago introduz seu material genético na célula e este é reconhecido pelos ribossomos, que tratam de levar esse material para o núcleo/nucléolo do organismo. Após isso, na divisão celular, ambas células ficam com o genoma viral em suas inscrições gênicas, dando suporte ao ciclo lítico.

Lítico --> No ciclo lítico, todas as células que possuem o genoma viral param suas atividades e se concentram principalmente em formar os vírus que o genoma viral comanda. Após a criação de vários vírus, a célula entra em lise, ou seja, ruptura, quebra. Ela se rompe e todos vírus são liberados.

Vírus da Gripe:

O vírus liga-se à membrana celular pela hemaglutinina e entra na célula, perdendo seu envelope na quebra do vacúolo que formou na entrada. Depois, ele libera o genoma de dentro do capsídeo e este se liga ao núcleo da célula. No núcleo, ordens são dadas para a criação de novos vírus que, ao sair da célula, levam um pedaço da membrana celular, que os serve de envelope.
A célula atacada não morre, fica apenas debilitada. A célula recebe uma resistência contra esse novo vírus por sua membrana plasmática ser o novo envelope dele.

Nenhum comentário: