CARACTERÍSTICAS DO REINO MONERA
(Bactérias, Cianobactérias)
1- Todos são unicelulares;
2- Todos são procariotos (não possuem núcleo), possuem nucleóide;
3- Quanto a nutrição podem ser autotróficos ou heterotróficos.
Os seres autotróficos se dividem em quimioautotróficos e fotoautotróficos. Os quimioautotróficos quebram a ligação dos átomos dos compostos da natureza e produzem açúcar com a energia que é liberada. Os fotoautotróficos capturam a energia da luz do Sol para produzir glicose; as cianobactériassão os melhores exemplos de fotoautotróficos
Já as bactérias heterotróficas se dividem em decompositores e patogênicos. Os decompositores fazem a ciclagem dos nutrientes do ambiente. Além de estabelecerem relações harmônicas com alguns seres vivos. Por exemplo bactérias + leguminosas (soja, feijão, etc). A leguminosa dá abrigo para a bactéria, e a bactéria transforma o nitrogênio (N2) em NO3, NO4 e NH4 e dá para a leguminosa, que os transforma em proteínas. Os patogênicos são causadores de doenças.
O diâmetro ou largura das bactérias vai de 0,5 a 1 micrômetro (um milésimo de milímetro). São classificadas conforme sua forma: as que são esféricas são chamados de cocos e outras tem forma de bastão, os chamados bacilos, as bactérias que possuem forma de vírgulas são os vibriões. Algumas formam hélices que são os espirilos e as espiroquetas (que tem forma de espiral, podendo ou não possuir flagelo). Algumas também são chamadas também sarcina (cocos formando cubos), estreptococos (cocos em fileira), diplococo, estreptobacilos e estafilococos.
flachciencias.blogspot.com
As bactérias podem ser aeróbias (usam o oxigênio na respiração), outras que não precisam do oxigênio para conseguir energia e utilizam um processo conhecido como fermentação, essas são conhecidas como bactérias anaeróbias.
As bactérias se reproduzem por cissiparidade ou divisão binária simples, às vezes trocam o seu material genético com outra, surgindo uma nova espécie bactéria. Uma bactéria pode se reproduzir de vinte em vinte minutos.
O nosso organismo possui várias defesas contra os micróbios, como a epiderme (parte externa da nossa pele) e pelas mucosas (tecido que forra as cavidades do nosso corpo) como: as vias respiratórias nariz e traqueia.
Se o microorganismo conseguir passar a primeira linha de defesa (mucosas) será atacado por células especiais, como por exemplo alguns glóbulos brancos do sangue que detectam o ser que conseguiu penetrar nas defesas e exterminam-o. Esse processo que acabamos de descrever é conhecido como fagocitose.
Outra defesa são os anticorpos. (eles são criados pelos glóbulos brancos).
Quando nossas defesas naturais não conseguem conter as bactérias recorremos aos antibióticos, vacinas e soros específicos para aquela bactéria.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizyX0p4PnAlq_XIcCyKRRGTC0iERe8nyEjpnOaZDGU47WNTgRDgCf6lBRiTdPAlYE3Ce6X7CDXvStU0DVqMvkvINnl7ySLORnq7P5VOYMqEau5wsyYpIRf0TeCsmJe9vihy5vPSNaA-WzV/s1600/CLASSIFA%C3%87%C3%83O+DA+NUTRI%C3%87%C3%83O+DAS+BACTERIAS.bmp
Nenhum comentário:
Postar um comentário