1. Utilizando um dicionário e as informações contidas neste capítulo, defina os seguintes termos: epidemiologia, infecção, virologia e vetor.
EPIDEMIOLOGIA - é o estudo sobre o que afeta a população (epi = sobre, demi = povo, logos = estudo), portanto epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados à saúde.
INFECÇÃO - é a invasão e proliferação de um microorganismo patogênico, como uma bactéria, um vírus ou um protozoário, no interior do ser vivo, denominado hospedeiro. Apesar do que muitos pensam, nem toda infecção causa danos ao hospedeiro.
VIROLOGIA - é o estudo dos vírus, de sua estrutura, de sua classificação e de sua evolução, suas maneiras de contaminar e explorar pilhas para a reprodução dos vírus, as doenças que causam, as técnicas de isolá-los e cultivá-los, e seu uso na pesquisa e na terapia.
VETOR - é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva.
2. Observe o gráfico abaixo e responda às questões.
NÚMEROS DE CASOS CONFIRMADOS DE POLIOMIELITE NO BRASIL, 1980 - 2003
a) Em que ano ocorreu o último caso de poliomielite no Brasil?
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989.
b) A que tipo de intervenção você atribui a erradicação da poliomielite no país?
A erradicação da poliomielite no país pode ser atribuída à eficaz campanha de vacinação contra a doença aqui ocorrida.
c) Relacione as duas frases a seguir:
I - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2007 foram confirmados 1315 casos de poliomielite no mundo. Destes, 1208 (92,0%) estão concentrados em países considerados endêmicos, destacando-se: Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão.
II - Apesar de erradicada do território brasileiro, ações permanentes e efetivas de prevenção e controle devem ser mantidas.
Os países mais pobres que não possuem condições de desenvolver campanhas e oferecer a aplicação da vacina preventica em toda população, consequentemente continua apresentando a maior parte dos casos da doença (como Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão). Podemos afirmar, também, que as ações preventivas devem sempre ser mantidas, mesmo em locais em que a poliomielite já foi praticamente erradicada (como o Brasil), para prevenir que casos da mesma não voltem a incidir.
3. Os termos agentes infecciosos, agente patogênico, patógeno e parasita intracelular obrigatório são igualmente utilizados quando se definem os vírus. Explique por que os vírus são caracterizados como parasitas e a importância da relação deles com os seres vivos.
Os vírus são caracterizados como parasitas porque eles precisam de um hospedeiro para realizar atividade metabólica, dependendo da célula hospedeira para sintetizar suas moléculas e se multiplicar (sendo considerados então parasitas intracelulares obrigatórios). Os vírus também possuem a capacidade de introduzir o seu material genético nas células do hospedeiro, podendo ser usado em terapias gênicas (técnica usada para o tratamento de algumas doenças) ou infectando algas e tendo um impacto significativo nos ciclos de nutrientes dos ambientes aquáticos, tendo assim uma importante relação com os seres vivos.
5. Alguns vírus não sobrevivem por muito tempo fora do corpo do hospedeiro. Outros, porém, mantêm sua capacidade infectante por muito tempo. Descreva como pode ocorrer o processo de transmissão desses agentes infecciosos nas seguintes situações: (a) pessoa a pessoa; (b) agente abiótico (não vivo), como água ou alimento contaminado; e (c) vetor, como o mosquito Aedes aegypti.
(a) A transmissão de vírus de pessoa para pessoa pode ocorrer por contato com saliva ou secreções da pessoa infectada. EX: vírus da HIV transmitido pelo sexo.
(b) A transmissão de vírus por agendes abióticos pode ocorrer com a contaminação do ar quando alguém infectado espirra, ou pode ocorrer também a contaminação de alguma fonte de água por causa de dejetos ou de animais contaminados que entrem em contato com a fonte de água.
(c) A transmissão de vírus através do mosquito Aedes aegypti ocorre quando este pica alguém contaminado e acaba, assim, se contaminando. A partir daí, ao picar e secretar saliva anticoagulante contaminada com o vírus da dengue e esse pode causar a contaminação das próximas pessoas que picar, o que pode vir a causar hemorragias no hospedeiro.
(b) A transmissão de vírus por agendes abióticos pode ocorrer com a contaminação do ar quando alguém infectado espirra, ou pode ocorrer também a contaminação de alguma fonte de água por causa de dejetos ou de animais contaminados que entrem em contato com a fonte de água.
(c) A transmissão de vírus através do mosquito Aedes aegypti ocorre quando este pica alguém contaminado e acaba, assim, se contaminando. A partir daí, ao picar e secretar saliva anticoagulante contaminada com o vírus da dengue e esse pode causar a contaminação das próximas pessoas que picar, o que pode vir a causar hemorragias no hospedeiro.
6. Descreva as diferenças entre o ciclo lítico e o lisogênico de um bacteriófago com base na figura da página 28.
Inicialmente, o vírus perfura a membrana da bactéria e ocorre a injeção do genoma viral, que se integra ao cromossomo bacteriano. Em seguida, o genoma viral pode permanecer latente na bactéria por longos períodos, integrado ao cromossomo bacteriano, mas sem alterar o metabolismo da célula. Quando esta entra em processo de divisão, seu material genético, com o genoma do vírus, se duplica e é dividido entre as células-filhas. Assim, cada célula infectada começa um ciclo de transmissão do vírus a cada reprodução, e toda sua descendência estará infectada. Esse processo é conhecido como ciclo lisogênico.
Pode ocorrer, porém, de o genoma viral separar-se do genoma bacteriano e multiplicar-se, causando lise celular (ruptura da membrana), com a liberação de novos bacteriófagos. Nesse caso, temos o ciclo lítico. Os novos vírus liberados podem levar pedaços do cromossomo da bactéria para outra bactéria. Caso esta sobreviva à infecção viral, poderá recombinar seu material genético com o fragmento de DNA bacteriano trazido pelo vírus.
7. Descreva três mecanismos de transmissão do vírus HIV. Cite três ações preventivas contra a transmissão e duas maneiras pelas quais esse retrovírus não pode ser transmitido.
Três mecanismos de transmissão do vírus HIV:
- Sexo sem camisinha - pode ser vaginal, anal ou oral.
- De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação - também chamado de transmissão vertical.
- Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
Três ações preventivas contra a transmissão:
- Usar camisinha.
- Esterilizar objetos cortantes ou que furem.
- Assegurar-se de que sangues usados em transfusão não contenham a doença.
Duas maneiras pelas quais esse retrovírus não pode ser transmitido:
- Pelo ar, através de espirros.
- Pela saliva, como em beijos.
8. A figura abaixo mostra um agente patogênico: um príon. Descreva as semelhanças e as diferenças entre um príon e um vírus bacteriófago em relação à composição e à estrutura.
10. A gripe aviária, ou gripe do frango, é uma doença causada pelo vírus H5N1, tipo de vírus influenza que, se transmitido ao ser humano, pode ser fatal. Cientistas da OMS (Organização Mundial de Saúde) alertam para o fato de que essa gripe, surgida no Sudeste Asiático, pode provocar uma nova pandemia. Uma das maiores preocupações a respeito é o risco de uma mistura entre o vírus H5N1 com o vírus da gripe humana comum (H3N2), a partir da troca e recombinação do material genético entre duas linhagens, o que facilitaria a transmissão dessa doença entre as pessoas. O controle sobre o alastramento desse tipo de vírus tem se mostrado bastante difícil devido à migração de aves a partir da Ásia, ao grande aumento do trânsito de pessoas pelo mundo e ao fato de as vacinas produzidas para combatê-lo perderem a sua eficácia com o tempo.
a) A perda de eficácia das vacinas está ligada a qual característica dos vírus influenza? Explique.
O vírus é formado por uma cápsula de proteínas chamada capsídeo. A vacina é feita com partes desse capsídeo, de modo que o organismo vai produzir anticorpos contra esse vírus baseado na amostra de capsídeo que ele recebeu na vacina. A perda de eficácia das vacinas está ligada à característica dos vírus influenza de facilmente sofrer mutação, tendo um capsídeo diferença e, sendo assim, os anticorpos produzidos pelo corpo, graças àquela vacina, deixaram de atuar sobre este vírus, ou seja, as vacinas perdem sua eficácia.
b) Quais são as medidas mais eficazes na prevenção dessa doença?
As primeiras vacinas contra a gripe aviária começaram a ser produzidas, mas ainda não estão disponíveis para o público. Ela não foi utilizada em grande escala e ainda não há relatórios oficiais sobre seus resultados. Até agora, os médicos têm orientado seus pacientes a tomarem a vacina contra gripe comum para se prevenir contra a gripe aviária também – muito embora essas vacinas não induzam uma resposta imunológica mais intensa ou permanente no organismo das pessoas. Por essa razão, doses extras da vacina devem ser ministradas todos os anos. Além disso, lavar as mão, com frequência e comsabão e água quente, especialmente antes e depois de comer ou de ir ao banheiro, mantém longe uma série de bactérias e vírus, como os tipos que causam a gripe aviária. Os desinfetantes à base de álcool que você apenas passa nas mãos e que não precisam de água também funcionam. Por último, é bom ficar longe de aves silvestres, pombos e aves domesticadas, como frangos, patos e gansos, em locais onde houve surtos entre os pássaros.
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